Mercado alternativo reúne artesãos, artistas e produtores locais no Instagram
- Júlia Machado
- Mar 17, 2021
- 3 min read
Updated: Mar 25, 2021
Realizada desde 2017, a Aldeia Criativa ganha edição online
Música ao vivo, recreação infantil e um espaço para conhecer artesãos e empreendedores locais. Parece cena de um passado distante pré-pandemia. Com o avanço da Covid-19 pelas cidades brasileiras, as atividades presenciais foram suspensas para diminuir o número de pessoas contagiadas pelo vírus, e eventos que antes eram presenciais precisaram se reestruturar ao ambiente digital.
A Aldeia Criativa é um mercado de produtos alternativos que acontece desde 2017 em Cabo Frio e reúne artesanato, gastronomia e arte. A historiadora e bailarina de danças árabes, Fernanda Terra, conta que frequenta o mercado desde as primeiras edições. Atraída pela possibilidade de adquirir produtos artesanais e de produtores locais, ela lembra que “o que mais me chamou atenção no evento foi a diversidade de produtos e a criatividade dos artesãos e artistas. Muitos dos produtos são de excelente qualidade!”, recorda.
A exposição precisou passar por modificações por conta do distanciamento social e atualmente é realizada no Instagram. A idealizadora da Aldeia, Kelly Aoki, conta que a rede social foi escolhida porque, além de gratuita, facilitava a interação, visto que a página do coletivo já era movimentada e a maioria dos empreendedores já trabalhavam com o aplicativo. Apesar de contar com a familiaridade do ambiente do Instagram, Kelly explica que a maior dificuldade foi migrar as marcas para a venda e exposição dos produtos online.

Kelly conta que outro desafio é o distanciamento entre as pessoas que existe no mundo virtual “Nossa Aldeia tem a força da alegria por toda parte, das crianças correndo nos parques, de contemplar a boa música ao vivo… Isso tudo faz muita falta. Infelizmente o momento é outro, de afastamento e consciência”, destaca. Fotos: Kelly Aoki/ Arquivo Pessoal.
Apesar das adversidades da mudança para o ambiente virtual, a venda online também permitiu que novos talentos aflorassem. Proprietária da Guirlandas Encantadas, Sylvia Regina Lowsby reconhece que se adaptou bem ao mundo digital, e que pôde exercitar a fotografia, sua outra paixão. “Amo fotografar, tenho certa facilidade para tirar fotos interessantes. Foi unir o útil ao agradável e necessário no momento”, diz a artesã. Para ela, o coletivo foi mais que uma vitrine para expor os produtos, e comenta que teve auxílio da Aldeia Criativa para impulsionar a divulgação de sua marca: “antes da Aldeia Criativa só tinha WhatsApp. Minha página no Instagram vai completar três anos em Agosto”.

Participante da Aldeia desde 2018, Sylvia conta que aprendeu a lidar com o público e realizar vendas presenciais durante as exposições no evento. Foto: Divulgação/ Instagram.
Ana Luisa Guimarães é criadora da Manzana e trabalha no segmento de acessórios femininos adulto e infantil, e em 2019 encontrou na Aldeia Criativa um espaço para mostrar seus produtos e alcançar o público da região. Para ela, o evento ajudou na projeção da loja “através das conexões estabelecidas com outros expositores da Aldeia e também gerando mais visibilidade para a marca, tanto presencialmente quanto virtualmente”, observa. Para Ana, a transição para o digital foi facilitada porque seu comércio já era feito de modo virtual pelo Instagram e pelo Facebook.
SERVIÇO:
Além do evento virtual, a Aldeia também conta com um programa na rádio, projeto de 2019 que saiu do papel no ano passado. Após uma pausa para adaptações, o “Programa Aldeia Criativa” recebe até dois convidados semanalmente para incentivar e movimentar o nicho dos pequenos empreendedores criativos. O conteúdo vai ao ar toda sexta às 16 h na Rádio Aldeia FM.
O evento acontece mensalmente e ainda não tem data definida para a próxima edição. A programação é divulgada no Instagram @criativaaldeia.
Comments